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Saiba tudo sobre programa de fidelização para a área da estética!

Não é exagero afirmar que quem trabalha na área estética enfrenta um problema recorrente para diversos setores: a alta concorrência. Nesse meio, porém, essa concorrência pode ser ainda maior quando consideramos que existem centenas de clínicas, salões e profissionais independentes no mercado.

Você, profissional da estética, certamente já notou esse obstáculo e o desafio que ele impõe, sendo preciso se destacar para não perder a clientela. A pergunta que fica é: como fazer com que os clientes não parem de consumir seus serviços?

Em um momento de crise, por exemplo, essa resposta pode ser vital para o seu negócio, afinal afetará também seus clientes que, se não encontrarem um bom motivo para ficar, irão para o concorrente com preço mais baixo ou até mesmo deixarão de lado os cuidados com a pele e o corpo para poder economizar.

A saída mais eficaz para garantir que um cliente fique com você é utilizar um bom programa de fidelização criado especificamente para a área estética. Se você ainda não sabe do que se trata ou quer dicas de como fidelizar mais e melhor, confira o restante do post.

As vantagens da fidelização para a área estética

A maior vantagem de um programa de fidelização para a área estética  e seu objetivo principal  é a retenção de clientes, o que é possível por conta de diversos motivos. O principal deles é o fato de cada cliente passar a se sentir único e valorizado, percebendo a preocupação que existe em agradá-lo.

Dessa forma, as chances de seus serviços de estética serem indicados naturalmente para outras pessoas aumenta exponencialmente,  gerando inúmeras vantagens para você, entre elas:

  • Diminuição significativa nos gastos com divulgação;

  • Diminuição da necessidade de criação de promoções, que podem diminuir seu lucro e afetar a credibilidade dos seus serviços;

  • Aumento de procura por outros serviços oferecidos;

  • Maior conhecimento sobre o perfil de consumo de cada cliente;

  • Retenção de clientes mesmo quando um profissional precisa se desligar da clínica de estética.

Dizendo de forma bem resumida, um bom programa de fidelização para a área da estética é algo simples de ser criado e mantido, e tem somente coisas boas a agregar ao seu negócio. Para isso, porém, é preciso saber bem como implantá-lo e mantê-lo  o que também pode ser mais simples do que você imagina.

Esse também é o seu caso? Então confira no próximo tópico algumas dicas.

Criando um programa de fidelização para a área da estética

O primeiro passo para criar seu programa de fidelização é se lembrar que estamos falando da área da estética e, portanto, é interessante que todos os benefícios entregues ao cliente conversem com esse universo. O segundo  não menos importante  é ter em mente que, embora de simples funcionamento, tal programa precisa de cuidados para funcionar corretamente, sendo interessante ter uma pessoa com tempo para administrá-lo.

Posto isso, conheça agora alguns exemplos simples de programa de fidelização que podem ser utilizados em seus serviços de estética:

Programa de pontos

Nesse modelo, a cada procedimento de estética realizado o cliente recebe uma pontuação, que pode variar de acordo com o serviço utilizado. Uma limpeza de pele simples, por exemplo, pode significar 10 pontos, enquanto que uma depilação completa nas pernas pode corresponder a 50 pontos.

Ao acumular uma quantia específica e pré-determinada de pontos ou procedimentos realizados, o cliente tem direito a um serviço exclusivo, uma sessão gratuita  de qualquer procedimento ou o que sua equipe achar melhor.

Indicação

Seguindo a mesma lógica do programa de fidelização através de pontos, o cliente que indicar um número específico de pessoas para conhecer seus serviços também pode ser premiado com uma sessão ou um tratamento, o que o mantém motivado a falar dos seus serviços ou espaço de estética  constantemente.

Cartão VIP

Outra forma interessante de manter seus clientes é através da criação de um cartão VIP, com descontos e tratamentos exclusivos para quem os adquire. Além de ser uma maneira de gerar fidelização por conta da própria compra do cartão, essa atitude também gera em cada cliente a sensação de exclusividade e pertencimento a um grupo especial, o que sem dúvidas faz toda a diferença.

Vale destacar que um programa de fidelização – seja para a área de estética ou não – não precisa ser realizado a partir de cartões de papel. Isso porque já existem inúmeros softwares e programas que auxiliam nesse tipo de gestão, o que pode ser bem útil e prático.

Por fim, uma das dicas mais valiosas para quem é da área da estética e quer fidelizar seus clientes é: tenha produtos e serviços exclusivos, afinal serviços comuns podem ser encontrados em qualquer concorrente. Já imaginou, por exemplo, você ser a única esteticista que oferece tratamentos com a potente pedra Turmalina Negra, que promove resultados incríveis e instantâneos na pele?

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