ArabicEnglishJapanesePortugueseSpanish

O que causa uma pele sensível e como cuidar desse problema

A pele é a nossa maior defesa contra influencias externas e possui uma barreira natural de proteção. Masmas quando não está saudável a capacidade de defesa fica comprometida e provoca perda de água, o que permite a penetração de substâncias irritantes.

Os indícios de uma pele sensível são muitos e podem aparecer em todo corpo, porem ficam mais evidentes na região do rosto. A sensibilidade é mais frequente no rosto por estar mais exposta, desde ao sol até substancias presentes em cosméticos.

A Jiki Cosmetics separou algumas dicas sobre as causas que levam uma pele sensível e como reduzir os sintomas. Confira:

Como identificar uma pele sensível:

Os sintomas podem ser: aspereza, descamação, escamação, erupções cutâneas, inchaço e vermelhidão. Eles podem aparecer em qualquer região do rosto e em alguns casos são acompanhados por sensações de ardência, estiramento, formigamento e coceira. Os sintomas assemelham-se aos indícios apresentados por outras condições de pele, especialmente a falta de hidratação.

O que causa uma pele sensível:

Fatores externos e internos podem influenciar a nossa pele. O rosto está exposto diretamente a todas as temperaturas e estações do ano, que trazem consigo elementos que podem impactar e desencadear uma grande sensibilidade. A temperatura muito fria reduz as secreções que conservam o manto hidrolipídico, esse manto é composto por água, ácidos graxos e lipídios e é responsável por proteger a superfície. Já no calor provoca a transpiração e evapora a barreira natural de proteção, assim a pele fica mais seca e predisposta a irritações.

Os poluentes ambientais, UV, excesso de exposição ao sol e o ozônio também são responsáveis e colocam a pele sob o estresse através dos radicais livres, o que enfraquece as suas defesas pessoais. Além dos ingredientes adicionados nos produtos de cuidados e cosméticos, o uso excessivo de determinados produtos pode fazer com que a pele facial fique mais sensível. Um bom exemplo são os agentes surfactantes convencionais, presente nos produtos de limpeza da pele, eles podem remover os lipídios da superfície da pele e causar uma sensibilidade na pele.

Noites mal dormidas, estresse excessivo, acompanhados de má alimentação e baixos níveis de hidratação desencadeiam uma pele sensível e podem agravar uma pele irritada. As alterações hormonais ligadas à gravidez, puberdade, ciclo menstrual e  menopausa também são fatores que podem afetar a resistência da pele.

Como cuidar da pele sensível

Uma pele sensível precisa basicamente de limpeza suave, hidratação e proteção. Utilizar produtos hipoalergênicos específicos para o seu tipo de pele e hidratantes sem corantes e fragrâncias. Uma boa alimentação, rica em antioxidantes, como as vitaminas A, C e E e óleos naturais e de peixe, também ajudarão para que a pele volte a uma condição saudável. Mesmo sem sol, a pele fica exposta aos raios UV.  Aplique uma quantidade de filtro solar com FPS maior ou igual a 30 e evite exposição direta no sol entre as 10:00 e 16:00 e utilizar filtro solar que incluam alérgenos.

Antes de escolher e usar algo sob a pele sensível vale a pena fazer uma aplicação de teste antes e avaliar a região após 24 horas. Procure um dermatologista para fazer as avaliações e clique aqui para conhecer os melhores produtos faciais oferecidos pela Jiki Cosmetics que te ajudarão neste processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Podemos ajuda-lo