ArabicEnglishJapanesePortugueseSpanish

Garanta a saúde da pele em todas as estações do ano

As mudanças de estação vão além da atualização do seu closet e das tendências de moda. As mudanças de temperatura, das condições climáticas no geral e até o tipo de atividade que você opta no período pode causar estragos para a saúde da pele.

Nossa pele, assim como as estações, passa por diferentes fases. O clima frio, a luz do sol, a exposição ao ar-condicionado e ao aquecimento central podem prejudicar nossa pele, altamente sensível às mudanças climáticas.

A chegada do outono pode parecer um período mais fácil para cuidar da pele – mas não é. Durante estas estações intermédias, como as temporadas entre excesso de chuvas e estiagem, é que nossa pele precisa se esforçar mais para se adaptar.

Por isso, preparamos este artigo, com uma série de dicas para garantir a saúde da pele – seja em qual estação você estiver. Imprima, compartilhe com as amigas e guarde em lugar visível o ano todo.

Cuidados que garantem a saúde da pele o ano todo

Embora a preocupação com os danos causados pelo sol seja prioritária, não importa o que o termômetro diga: manter a pele saudável exige uma boa rotina de manutenção e cuidados durante todo o ano.

Mas, existem fatores que devem ser observados todos os meses e dias do ano, como:

Além disso, alguns cuidados são fundamentais conforme a estação e o clima no momento. Confira nos tópicos a seguir.

Outono: fase de transição

Assim que o verão acaba, é comum que as pessoas relaxem sua rotina de proteção da pele. O que pode estender o tapete vermelho para o aparecimento de rugas, manchas e melasmas, vermelhidão e, em alguns casos, aumento da produção de sebo. O outono é o momento certo para:

  • Esfoliar e hidratar: esfolie gentilmente a pele e aplique seu hidratante diretamente após o banho, para ajudar a selar e reabastecer a pele com a água e os óleos necessários;
  • Mudar a densidade dos produtos: à medida que o ar se torna mais seco, a pele precisa de um hidratante mais potente. Os cremes proporcionam uma barreira de proteção mais forte para fornecer hidratação que as loções levinhas mais usadas no verão;
  • Caprichar na hidratação de lábios e mãos: assim como os lábios, nossas mãos podem ficar secas e rachadas durante o inverno. Comece já a hidratar as mãos e lábios para garantir uma aparência saudável e suave ​​durante todo o inverno.

Inverno: proteção extra para a saúde da pele

Embora nossa pele tenha que enfrentar as baixas temperaturas e ventos mais fortes, essa é a parte do ano onde ela fica mais coberta e protegida. Além disso, o metabolismo da nossa pele diminui e a renovação celular é reduzida. É hora de apostar em hidratantes mais ricos, ingredientes reconfortantes e ações como:

  • Hidratar profundamente o corpo: o hidratante ajuda a criar uma barreira que protege a pele dos elementos ásperos, como os tecidos mais grossos. É melhor aplicar o produto após o banho, para ajudar a selar e reabastecer a pele com a água e os óleos necessários;
  • Hidratar bem mãos e pés: banhos quentes são uma delícia nestes dias, mas péssimos para a hidratação da nossa pele. Aproveite as vestimentas mais pesadas para caprichar na hidratação dos pés e mãos, aplicando cremes mais pesados antes de se vestir. A temperatura obtida com as roupas mais quentes estimula uma penetração maior do produto na região, garantindo uma pele mais lisa, livre de ressecamento, pelinhas soltas e cutículas endurecidas. Mas, lembre-se de enxugar-se bem, para evitar micoses e frieiras, mantendo a saúde da pele.

Primavera: momento de renovação

Depois de meses dormindo nas noites frias e curtas, tomando banhos quentes demais e sendo exposta às temperaturas mais frias, é hora de acordar a sua pele. Bombardeada com toxinas durante todo o inverno e sensibilizada pelo retorno de alergias cutâneas, este é o momento de renovar e limpar profundamente, estimulando uma boa saúde da pele. Por isso aposte em:

  • Esfoliar a pele e estimular a renovação celular: é hora de fazer uma boa limpeza de pele, para desobstruir os poros, remover impurezas e ajudar a renovação da pele. Hoje já existem métodos indolores, que não deixam a pele marcada;
  • Fazer tratamentos com máscaras clareadoras e ácidos de baixa concentração: as temperaturas mais amenas ajudam a renovar a pele após o inverno e prepara-la para a exposição maior que é comum no inverno.

Verão: cuidados intensivos com a saúde da pele

As altas temperaturas do verão trazem uma produção de oleosidade em excesso, poros mais dilatados e o suor. É hora de garantir a saúde da pele ao usar produtos com texturas mais leves, proteger a nossa pele contra os raios UV prejudiciais e:

  • Usar vestuário de proteção: além de chapéus e óculos escuros, vale optar por roupas que proporcionem uma excelente proteção solar, como as de algodão ou com compostos incolores, branqueadores fluorescentes ou resinas especialmente tratadas para absorver os raios UV – elas geralmente fornecem um fator de proteção solar de 30 ou até mais;
  • Abusar da hidratação da pele: mantenha um frasco de água termal sempre à mão, para garantir uma pele saudável mesmo nos dias de calor, sol e ar-condicionado na potência máxima. Ela deve ser incluída também nas etapas de sua rotina de beleza, combinada aos seus cosméticos habituais.

Quer ter uma Pele de Pêssego? Baixe o nosso e-Book e confira dicas, cuidados e procedimentos para limpeza de pele!

Garanta a saúde da pele em todas as estações do ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Podemos ajuda-lo