ArabicEnglishJapanesePortugueseSpanish

Descubra como é possível vencer as rugas

Muitas pessoas acreditam que os genes são os grandes responsáveis pela formação das rugas na pele. Até certo ponto, elas estão certas. A genética de fato desempenha um papel fundamental na sua beleza, assim como em seu processo de envelhecimento.

Mas, há muitas outras coisas que contribuem para o surgimento de rugas, linhas finas e manchas de idade que são características do envelhecimento. Entender suas causas ajuda a prevenir as rugas, garantindo uma aparência mais jovem por mais tempo.

Este é o tema deste artigo. Confira nossas dicas e descubra como tratar e prevenir as rugas nos tópicos a seguir!

Principais causas das rugas em sua pele

As rugas são causadas por uma combinação de fatores. Alguns você pode controlar com facilidade, já outros exigem uma dose extra de esforço, como:

  • Envelhecimento: à medida que envelhece, sua pele torna-se naturalmente menos elástica e mais frágil. A diminuição da produção de óleos naturais torna sua pele mais seca, o que gera essa aparência mais enrugada.
    A gordura nas camadas mais profundas de sua pele também diminui, causando uma dose de flacidez e deixando linhas e rugas mais pronunciadas;
  • Rugas dinâmicas: alguns movimentos e expressões faciais, como apertar os olhos ou sorrir, levam ao surgimento natural de linhas finas e rugas. Cada vez que você usa um músculo facial, um sulco se forma sob a superfície da pele.
    À medida que a pele envelhece, perde sua flexibilidade e já não é capaz de retomar o lugar, tornando essas linhas permanentes em sua pele;
  • Exposição à luz ultravioleta (UV): a radiação ultravioleta acelera o processo natural de envelhecimento, sendo a principal causa de envelhecimento precoce.
    A exposição à luz UV quebra o tecido conjuntivo da sua pele, que é composto por fibras de colágeno e elastina, que se encontra na camada mais profunda da pele (derme). Sem o suporte desse tecido conjuntivo, sua pele perde força e flexibilidade;
  • Cigarro: fumar contribui para acelerar o processo normal de envelhecimento da pele, aumentando o surgimento das rugas – especialmente ao redor dos lábios. Isso se deve ao impacto das substâncias nocivas do cigarro à circulação e na absorção da vitamina C e de vários outros nutrientes.

O que fazer para evitar ou solucionar as rugas?

Como você viu nos tópicos acima, o surgimento das rugas é um movimento que ocorre naturalmente em seu corpo. Mas, que pode ser continuamente suavizado – ou até mesmo retardado – com a adoção de cuidados especiais, como:

Proteger-se do sol

Embora o envelhecimento seja algo inevitável, vale lembrar que cerca de 90% dos sinais visíveis de envelhecimento são causados ​​pelo sol, mesmo que eles só apareçam anos depois da exposição ao sol ter ocorrido.

Para evitar os danos causados pelo sol, use diariamente um protetor com fator de proteção acima de 15. Mas, lembre-se: é necessário aplicar não só no rosto, mas também em todas as áreas expostas, como colo, braços, pescoço e mãos.

Parar de fumar – ou nem começar

O hábito não é apenas notoriamente ruim para a sua saúde e uma das principais causas de câncer e doença cardíaca. Também é desastroso para sua aparência.

A fumaça do cigarro pode irritar a pele e privá-la de oxigênio e nutrientes, enquanto o ato de fumar pode causar rugas ao redor dos lábios, além de outros danos à saúde.

Reduzir a ingestão de açúcar

Dietas com baixa ingestão de nutrientes também desempenham um papel importante no surgimento das rugas. O açúcar é um alimento básico da dieta de muitas pessoas, mas também é uma das principais causas do envelhecimento da pele.

Quando os níveis de açúcar no sangue são altos, ocorre um processo chamado glicação, que danifica o colágeno na sua pele, levando às rugas e a flacidez.

Apostar em alimentos antirrugas

Uma dieta rica de antioxidantes e ácidos graxos ômega-3 é essencial na prevenção de rugas e outros sinais do envelhecimento. Os ácidos graxos ômega-3 ajudam a manter a pele flexível e alimentada de dentro para fora, evitando a desidratação e o ressecamento, enquanto os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres.

Evitar o estresse

Seu estado de espírito afeta bastante a sua aparência. O estresse crônico pode realmente acelerar o envelhecimento celular, levando às rugas. Por isso vale experimentar algumas técnicas que ajudem a lidar com situações estressantes, como meditação, exercícios de respiração ou ioga.

Visitar o seu oftalmologista

A área ao redor dos olhos costuma ser uma das primeiras a exibir sinais de envelhecimento. Isso tende a piorar se você costuma franzir a vista inconscientemente ou apertar os olhos por falta de visão – se esse for o seu caso, fale com o seu médico.

Manter a pele e o organismo bem hidratados

Uma pele flexível e suave precisa de hidratação tanto por dentro como por fora. Certifique-se de beber água o suficiente ao longo do dia para manter sua pele saudável e bonita, além de consumir frutas e vegetais com alto teor de água.

Para hidratar a pele do lado de fora, use um produto específico adequado para o seu tipo de pele durante noite e abuse da água termal durante o dia, para combater os efeitos do ar-condicionado, exposição ao sol ou aos ventos frios.

Clique e conheça toda a linha de produtos da JIKI Cosméticos que pode ajudar a manter a hidratação, além de prevenir e combater as rugas

Quer ter uma Pele de Pêssego? Baixe o nosso e-book e confira dicas, cuidados e procedimentos para limpeza de pele!

Descubra como é possível vencer as rugas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Podemos ajuda-lo