ArabicEnglishJapanesePortugueseSpanish

Cuidados com a pele adolescente

A adolescência costuma ser um período tumultuado na vida de todo mundo, especialmente para a pele adolescente.

Entre os hormônios furiosos e a falta de uma rotina de cuidados, a pele pode acabar irritadiça, com sinais de acne e oleosidade.

Mas antes de correr para a farmácia ou supermercado mais próximo, vale o aviso: muitos dos produtos disponíveis podem não atender às necessidades específicas de pele adolescente.

Alguns são formulados com produtos químicos desnecessários, fragrâncias e outros componentes irritantes.

Isso pode fazer com que os poros fiquem entupidos resultando em espinhas ou descamações – fazendo com que a pele produza ainda mais oleosidade do que antes.

Cerca de 85% das pessoas entre 12 e 24 desenvolvem acne – e o problema com a pele oleosa pode persistir na vida adulta.

Daí a importância de lidar com o problema logo que aparece. Um dia de pele ruim é frustrante para qualquer um, especialmente na fase adolescente.

Por isso listamos aqui as principais etapas para garantir uma pele adolescente saudável, macia e radiante.

Veja mais a seguir!

 

Uma rotina de limpeza eficiente é fundamental

A chegada à adolescência é a hora de estabelecer novas rotinas de beleza e cuidados diários – e os pais têm um papel fundamental nesse processo.

Quando os pais começam a perceber os sinais de pele oleosa ou acne, é hora de ensinar como fazer uma limpeza eficiente.

Isso vale tanto para as meninas quanto para os meninos, já que o surgimento dos primeiros pelos faciais pode agravar a acne.

O ideal é começar a introduzir o ritual na parte da noite, enquanto ele está no chuveiro, para agilizar o processo e deixar a pele descansada para a noite.

Mantenha um produto de limpeza facial disponível no chuveiro, junto do shampoo e do sabonete para o corpo.

 

Um toque de limpeza extra

Adolescentes podem ter uma vida muito ativa: escola, cursos extracurriculares ou a prática de esportes podem pedir uma dose a mais na rotina de limpeza.

Por isso aposte em tônicos, lenços umedecidos e água termal para evitar o acúmulo de sujidade e oleosidade especialmente no rosto.

Algumas possuem ácido salicílico, que livram a pele das bactérias da acne e diminuindo a inflamação, além de manter os poros limpos.

 

Tratamentos específicos

Se a pele adolescente vem apresentando muita acne, cravos e espinhas, é hora de acrescentar um tratamento tópico, usado diariamente em todo o rosto, indicado por um dermatologista.

Os especialistas costumam indicar um tratamento suave à base de ácido salicílico.

O peróxido de benzoíla costuma ser indicado também, mas pode causar irritação ou descamação nas peles mais sensíveis.

Outra etapa importante é manter em sua rotina pelo menos uma limpeza profunda de pele por mês, para manter os poros saudáveis e combater o excesso de pele morta e oleosidade.

Hoje já é possível encontrar bons produtos, que permitem obter bons resultados em casa: é o caso do Kit Máscara de Limpeza Facial, da JIKI Cosméticos.

O produto oferece vantagens únicas para a pele adolescente:

  • Formulação natural à base de turmalina negra, que combate inflamações e tem função desintoxicante
  • Processo indolor e rápido, que limpa profundamente e confere à pele uma aparência com frescor e suavidade

 

A proteção solar é fundamental para a pele adolescente

Muitos adolescentes não se preocupam com bronzeados ou queimaduras solares – muitos até gostam de ser bronzeados e não se preocupam com os danos que isso causa.

O problema é que isso terá um preço mais lá na frente – é muito mais fácil remediar o problema que tratá-lo na idade adulta.

Os danos causados pelo sol são cumulativos e quanto mais cuidados a pessoa tiver durante a adolescência, menores são os riscos de envelhecimento precoce e câncer de pele.

Para as meninas, essa etapa pode ser mais fácil de ser adotada: como muitas já se interessam por maquiagem, basta escolher produtos que possuam fator de proteção em suas formulas.

Acima de tudo, é de extrema importância acompanhar todas as mudanças de pele durante a adolescência.

O primeiro passo é ter em mente que a paciência é mais que necessária no primeiro momento, pois nenhum tratamento vai trazer mudanças imediatas.

Vale lembrar também que manter as horas de sono, os níveis de estresse e o consumo de açúcar e alimentos gordurosos sob controle ajudam a manter a pele em ordem.

Como você pode ver, cuidar da pele adolescente é mais fácil do que parece. Basta uma boa rotina de cuidados com a pele e bons cosméticos para ter uma pele saudável.

 

Para complementar as informações que você encontrou aqui, baixe nosso e-book especial sobre limpeza de pele – e garanta uma pele saudável e radiante!

Cuidados com a pele adolescente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Podemos ajuda-lo