Qual é o produto mais adequado para tratamento de cravos?

Publicado: 06/09/2019

Os cravos, pequenos pontinhos pretos presentes na pele, podem aparecer em pessoas de todas as idades, e são um dos problemas dermatológicos mais comuns que existem. Apesar de não serem prejudiciais à saúde, acabam por incomodar devido ao aspecto de oleosidade e sujeira que trazem à pele. O aparecimento de cravos ocorre através da acumulação excessiva de óleo nas glândulas sebáceas, obstruindo os poros. O acúmulo de sebo, quando exposto ao ar, torna-se escuro, formando os tão incômodos cravos pretos. Mas como livrar-se deles? Confira alguns produtos e procedimentos que contribuem para isso!

Quais produtos são mais indicados para o tratamento de cravos?

Os produtos indicados para o tratamento de cravos atuam, principalmente, na limpeza dos poros, contribuindo para que seja mantido o equilíbrio entre da atividade das glândulas sebáceas e da barreira natural de proteção da pele, e evitando o excesso de oleosidade e o acúmulo de células mortas. A higienização da pele com produtos adequados é, portanto, fundamental para evitá-los.

1. Produtos para limpeza da pele

A limpeza diária é um dos principais procedimentos para o tratamento de cravos. Para isso, é essencial que você utilize produtos adequados ao seu tipo de pele. Para as sensíveis, são indicados produtos com zinco e glicerina em sua composição; para as normais, produtos à base de ácido glicólico. Para as peles oleosas, e mais propensas ao desenvolvimento de cravos, são indicados produtos que apresentem componentes ácidos, como ácido salicílico e peróxido de benzoíla. Uma boa dica é associar o uso destes produtos a uma escova facial, bem como procurar utilizar aqueles que não apresentem pH ideal e ingredientes calmantes para a pele. Procurar um dermatologista é a melhor forma de definir o seu tipo de pele, e qual tipo de produto é o mais adequado para a limpeza.

2. Adstringentes

O uso de adstringentes é recomendado para o tratamento de cravos, já que estes contribuem para a redução do excesso de oleosidade e a limpeza mais profunda dos poros. Para comprar uma loção adstringente é importante estar atento, e evitar aquelas que apresentam grandes quantidades de álcool em sua composição, bem como outros ingredientes que deixam a pele seca.

3. Colágeno e elastina

Produtos que contribuem para aumentar os níveis de colágeno e elastina na pele também ajudam no tratamento de cravos, quando associados à limpeza diária adequada. Isso ocorre porque quando a pele fica flácida, os poros ficam mais abertos, facilitando a formação dos cravos. A vitamina C é uma ótima recomendação neste sentido, além disso, apresenta ação antioxidante, que impede que o sebo presente nos poros escureça ao longo do dia, evitando a formação dos cravos pretos.

4. Hidratação da pele

A hidratação também é um procedimento diário essencial para minimizar os cravos na pele, já que, quando está ressacada, deixa os poros ainda mais abertos e visíveis. A hidratação contribui para restaurar as funções normais da pele, e equilibrar as áreas mais oleosas (Zona T) às mais desidratadas. Existem no mercado diversas opções de loções hidratantes com propriedades de redução dos poros, formuladas a partir de antioxidantes, contribuindo para iluminar o aspecto da pele.

5. Protetor solar

A radiação ultravioleta causa alterações na oleosidade natural da pele, favorecendo o aumento do número de cravos. Assim, o uso diário de protetor solar é essencial, contribuindo, ainda, para evitar os demais efeitos maléficos do sol, como a perda de colágeno e elastina. Procure pelas fórmulas menos oleosas, e com alta proteção UVA e UVB.

Os tratamentos estéticos, como a limpeza profunda de pele e a terapia fotodinâmica, são também cada vez mais utilizados para o tratamento de cravos e casos mais graves de acne, e realizados por profissionais esteticistas ou dermatologistas. A grande dica para o tratamento dos cravos na pele é a adoção de bons hábitos diários para com a sua pele, que refletem em poros bem cuidados.  Procure sempre consultar um dermatologista, e utilizar produtos adequados ao seu tipo de pele, evitando que o tratamento de cravos provoque o surgimento de outros problemas.

Não deixe de conhecer os produtos da JIKI, desenvolvidos à base de ervas, extratos e óleos da Amazônia e Turmalina, e que oferecem uma solução natural para o tratamento do seu rosto, com garantia de qualidade.


Voltar