ArabicEnglishJapanesePortugueseSpanish

9 dicas de maquiagem e cuidados para a pele madura

Não é nenhum segredo que, à medida que envelhecemos, nossos hábitos de beleza tendem a mudar. E os cuidados com a pele madura exigem uma atenção especial. Além do uso de produtos especiais, específicos para as características desse tipo de pele, a maquiagem pede uma dose extra de cuidado. O problema é que a maquiagem tende a nos fazer parecer mais velhos do que realmente somos depois de uma certa idade. Então ao invés de diminuir as rugas e disfarçar a flacidez, ela acentua tudo. Em pouco tempo, a única maquiagem que pessoas de pele madura se arriscam a fazer é usar um creme hidratante com cor e talvez um pouquinho de blush. Mas ninguém precisa abdicar da delicia que é olhar-se no espelho e se sentir linda e em paz com o reflexo. Por isso vamos compartilhar hoje nove dicas simples de maquiagem e cuidados com a pele para mulheres maduras – veja a seguir.

1) Hidrate primeiro!

Sempre aplique sua maquiagem na pele limpa e hidratada. Ao aplicar o make-up em uma pele seca, você acentua todas as linhas finas e rugas – e este definitivamente não é o objetivo aqui! Usar o hidratante certo ajudará manter a cobertura da sua base em ordem. Para isso, aplique-o antes do primer: deixe que sua pele absorva o hidratante por alguns minutos e só então aplique o primer. O ideal é usar também um creme para os olhos, específico para o dia e outro para a noite. Como a pele é mais fina, tende a mostrar mais rápido os sinais da idade – então cuidar dela ajuda a garantir um resultado melhor na hora de se maquiar.

2) Aposte no primer

Um primer de boa qualidade ajudará sua base a permanecer corretamente em sua pele, evitando que o produto “afunde” nas rugas e linhas de expressão mais perceptíveis.

3) Use um blender

Este é um dos melhores truques de maquiagem para a pele madura. Blender é aquela esponjinha mais firme, em formato de gota, que hoje é encontrada mais facilmente em drogarias e lojas de cosméticos. Como ela é diferente do pincel, consegue depositar o produto em sua pele sem marcar, conferindo uma espécie de efeito desfocado. A forma de aplicar também permite uma absorção maior do produto pela pele, já que a melhor forma de usar o blender é ir pressionando levemente sobre a pele. Outra dica importante é usá-la úmida: você pode mergulhar na água e depois espremer bem para tirar o excesso ou umedecê-la com algumas borrifadas de água termal.

4) Dê atenção ao batom

Antes de aplicar seu batom preferido, faça o contorno dos lábios com um lápis de boca do tom mais próximo ao batom. Dessa forma você impede que o batom escorra e também dá uma aparência de lábios mais cheios – já que, com a idade, os lábios tendem a ficar mais finos. Outra dica é evitar os batons mais escuros, pois ele tendem a dar a impressão de que seus lábios são mais finos. Prefira os tons nudes ou rosados e capriche no gloss mais no centro dos lábios, para valorizá-los.

5) Tire mais proveito de suas sobrancelhas

As sobrancelhas podem muitas vezes se tornar mais finas ou apresentar falhas com a idade. Mas isso é facilmente contornável: escolha uma sombra marrom ou lápis de sobrancelha de até dois tons mais escuros do que a sua cor do cabelo, no máximo. Algumas pessoas têm investido em uma técnica chamada “sobrancelha definitiva”, em um processo semelhante à tatuagem, que devolve a aparência de uma sobrancelha mais cheia e bem desenhada.

6) Evite bases foscas

Não se sinta tentada a usar uma base que seja mais fosca ou matificada, pois isso pode ressaltar ainda mais as pequenas rugas e linhas de expressão da pele madura. Prefira bases hidratantes, com uma certa dose de brilho, para um ar mais natural.

7) Destaque os olhos

Se você tiver olhos grandes e profundos, use delineador apenas nas pálpebras, perto de seus cílios. No entanto, se suas pálpebras desaparecem quando seus olhos estão abertos, prefira o lápis de olho mais claro na linha de água e nos cantos externos. Isso ajuda a destacar os olhos, que parecerão maiores, mais abertos e expressivos.

8) Não descuide da proteção contra o sol

Já falamos muito disso, mas é sempre bom ressaltar: evite expor-se ao sol diretamente ou sair de casa sem usar um bom protetor solar para a pele. Se você não quiser ou se sentir à vontade usando muitos produtos em sua pele, invista em uma base com pelo menos FPS 20. Nos dias mais ensolarados, prefira as versões com FPS 30 e proteja-se com um chapéu.

9) Invista em uma boa limpeza de pele

Assim como a pele oleosa, a pele madura também precisa de uma boa rotina de limpeza de pele. Por isso escolha produtos que façam uma boa limpeza no dia a dia, aplique o tônico diariamente e escolha o hidratante certo. Faça também uma limpeza facial profunda mensal ou quinzenalmente, dependendo do seu tipo de pele.

Para saber como manter a pele madura com mais viço, brilhante e saudável, baixe agora mesmo nosso e-book especial sobre o tema – é só clicar na imagem para baixar gratuitamente!

9 dicas de maquiagem e cuidados para a pele madura

  1. Andressa Cristina 17 outubro, 2017 Reply

    PERFEITO o artigo!!! Vocês estão simplesmente de parabéns, AMEI o conteudo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Podemos ajuda-lo
Powered by