ArabicEnglishJapanesePortugueseSpanish

7 dicas para acabar de vez com os pés ressecados

Nos preocupamos muito em manter nosso corpo e rosto sempre muito bem hidratados, cabelos e sobrancelhas impecáveis, depilação sempre em dia. Porém, parece que esquecemos de uma área que também merece receber atenção: nossos pés. Você sabia que eles são umas das partes do nosso corpo mais propensas ao ressecamento? Isso, além de um problema estético, faz com que a pele seca não proteja os membros como deveria, o que pode gerar fissuras ou rachaduras causando dor e grande incomodo.

A ingestão de pouca água, excesso de peso, banho quente, muito tempo em pé, disfunções hormonais, calçados apertados e outros diversos fatores podem contribuir para este problema. Quer saber como acabar ou evitar de vez o ressecamento? Segue algumas dicas:

1. Esfolie semanalmente

Uma vez por semana, de preferência durante o banho, esfolie os pés com uma lixa ou bucha vegetal de forma suave, sem agredi-los. Utilizar algum creme esfoliante também é uma boa opção. A esfoliação serve para eliminar a pele morta que forma uma camada grossa e escura na pele retirando manchas, aspereza e rachaduras. Esse processo também auxilia a estimular a circulação sanguínea e evitar o acúmulo de bactérias e fungos que acabam causando mau cheiro na superfície dos pés.

2. Hidrate diariamente

A hidratação diária é fundamental para deixar a região dos pés macia e saudável. De preferência antes de dormir, aplique cremes massageando em movimentos circulares os membros. Durante o sono seus pés estarão de repouso e terá horas suficientes para o produto agir na pele. Faça desse processo um hábito, que dura pouco tempo e traz melhores resultados.

3. Durma com meias de algodão

Depois de deixar os pés bem hidratados, uma boa dica para potencializar os efeitos do creme é dormir com meias de algodão. Isso porque sua pele irá absorver melhor o produto, deixando a região mais macia.

4. Não ande descalço

Parece que aquela boa dica de vó para evitar resfriados, também vale para evitar o ressecamento. A falta do calçado faz com que os pés tenham atrito direto com o chão e, desta forma a pele reage para proteger a derme, deixando a superfície mais áspera e ressecada. Mantenha-se sempre calçado!

5. Evite banhos muito quentes

No outono e inverno costumamos abusar da água quente na hora do banho, no entanto isso pode contribuir para o problema em questão. Isso porque a temperatura da água acima de 35º causa a remoção da camada de gordura da epiderme e o ressecamento começa a surgir.

6. Beba bastante água

Essa é uma dica básica. A hidratação de nosso corpo acontece de dentro pra fora. Especialistas recomendam a ingestão de 2 litros de águas por dia, seis a oito copos, para maior maciez da pele e isso também vale para os nossos pés, além de muitos outros benefícios para o nosso organismo.

7.  Tenha cuidados com seu peso e alimentação

O excesso de peso contribui para fissuras, pois aumenta a pressão sobre as solas dos pés. Uma boa dica é diminuir o sal na comida para evitar a retenção de líquido e possíveis inchaços em nosso corpo. Uma dieta balanceada também é válida.

Porém na gravidez, o ganho de alguns quilinhos a mais é inevitável. Neste caso, esse problema pode ser evitado também com muita esfoliação e uso de hidratantes.  Vale ressaltar que produtos com alta concentração de ureia não devem ser utilizados nessas condições pois pode ser prejudicial ao bebê. Cremes com lactato de amônio também são escolhas descartáveis. O ideal é optar por hidratantes neutros, que não sejam tão agressivos.

Vale ressaltar que no caso da persistência de um ressecamento, o indicado é fazer uma visita ao dermatologista.

 

Gostou das dicas e quer manter seus pés sempre muito bem hidratados? Confira os produtos da linha Jiki Cosméticos.

 

Fique por dentro de todos os produtos que podem ajudar o seu corpo!7 dicas para acabar de vez com os pés ressecados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Podemos ajuda-lo
Powered by